No último sábado, dia 27, a natureza foi palco de um desafio inspirador para defensoras e defensores públicos fluminenses . Enfrentando trilhas, ela(e)s se aventuraram rumo ao Pico da Trilha da Tijuca, ponto culminante do Parque Nacional da Tijuca, com imponentes 1.022 metros de altura. Ao todo, 32 pessoas participaram do desafio, entre associadas e associados e acompanhantes.
A trilha, com 2,8 quilômetros de extensão, representou não apenas um teste físico, mas também o primeiro passo de um novo projeto lançado pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), em parceria com a Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ). Intitulado “Movimente-se”, o programa visa fomentar o bem-estar físico e mental, a felicidade e a longevidade entre seus participantes.
A participação na trilha foi gratuita e teve a orienteção de três guias, permitindo que associadas e associados pudessem desfrutar da experiência sem riscos. Além disso, como parte das iniciativas de incentivo, os participantes receberam um squeeze exclusivo do programa.
“O ‘Movimente-se’ não se trata apenas de exercitar o corpo, mas também a mente e o espírito. Queremos oferecer aos nossos colegas a oportunidade de cuidar de si mesmos, recarregar as energias e fortalecer os laços de camaradagem. E nada melhor do que fazer isso em meio à natureza exuberante de nossa cidade”, disse a presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz.
“A iniciativa começou com o pé direito (e o esquerdo também!), proporcionando uma manhã agradabilíssima na Floresta da Tijuca, numa caminhada recheada de afeto e solidariedade. Eventos como esse estimulam a prática de exercícios, arrefecem a angústia d’alma decorrente das dores da vida cotidiana, além de agregarem os participantes, que se unem para que todos atinjam o objetivo, fortalecendo os laços”, avaliou o defensor público Emanuel Rangel.
A defensora aposentada Glauce Franco comentou que, inicialmente, imaginou que não daria conta do desafio. “Fui a decana do passeio. Sinceramente, a princípio, achei que não conseguiria. Penso que o que mais me impulsionou foi a camaradagem e o sentimento de amizade que nos unia a todos e todas, colegas e parentes: éramos uma família, novamente. Retornei cansada, mas muito revigorada e feliz”, contou.
Com foco em uma programação diversificada e atividades planejadas para o longo do ano, em breve a ADPERJ irá divulgar os próximos desafios do projeto.
Confira algumas fotos deste sábado: