A presidenta Juliana Lintz integrou a comitiva da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) e da ANADEP em uma série de agendas institucionais realizadas em Brasília nesta quinta-feira (2). O grupo, que reuniu representantes de dez países, foi recebido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; pelo novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin; e pela secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Boujikian.
Três dias após ser empossado como presidente da mais alta Corte do País, o ministro Edson Fachin recepcionou os integrantes e elogiou a atuação das Defensorias Públicas na promoção do acesso à justiça aos mais vulneráveis e ratificou o compromisso da sua gestão no STF com os direitos humanos.
Na audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi destacada a iniciativa “Defensoria em todos os cantos”, lançada em 2024, que visa ampliar o acesso à justiça no Brasil por meio da expansão dos serviços das Defensorias Públicas estaduais e da União.
Durante a reunião com a Secretaria Nacional de Diálogos Sociais, a presidenta da ADPERJ destacou a importância da inclusão da Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), reforçando que o avanço na questão orçamentária é essencial para o fortalecimento da instituição. “Não podemos retroceder. Temos que avançar, e só conseguiremos esse passo efetivo quando a questão orçamentária da Defensoria Pública estiver resolvida”, afirmou.