Defensoras e defensores públicos participaram, nesta segunda-feira (27), da tradicional Missa em Ação de Graças pelo Dia Nacional da Defensoria Pública no Corcovado, sob os braços do Cristo Redentor. Organizada há quase uma década pela ADPERJ em parceria com o Santuário Cristo Redentor e com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, a cerimônia foi celebrada pelo bispo titular da diocese de Nova Friburgo, dom Luiz Antônio Lopes Ricci, auxiliado pelo Padre João Damasceno e pelo diácono Marcelo Leão, que é subdefensor público-geral de Gestão.
A presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, agradeceu ao Santuário pela homenagem, que já faz parte do calendário do Cristo Redentor e a participação de colegas na celebração. “Além da homenagem à Defensoria, este mês de maio também marca a entrada dos colegas do IX e X Concursos, que estão na carreira há pelo menos 30 anos”, lembrou a presidenta. “Por isso, essa missa nos fortalece e nos alimenta a continuar na nossa caminhada de luta por justiça e cidadania, pois a Defensoria é o que nos permite fazer a diferença na sociedade com muita resiliência e perseverança”, comentou.
A presidenta também abordou a Campanha Nacional 2024 das Defensoras e Defensores Públicos, que este ano tem como tema os direitos de pessoas em situação de rua e a atuação defensorial. “É uma campanha extremamente importante. O Rio de Janeiro tem o segundo maior número de pessoas em situação de rua do país, atrás apenas de São Paulo. Nosso papel enquanto Defensoria vai além do atendimento. Precisamos cobrar políticas públicas sérias para superar e romper de vez com essa questão”, avaliou.
Lintz lembrou ainda dos colegas do Rio Grande do Sul, que lançaram a campanha no estado no último dia 20, realizando um mutirão de atendimento voltado às pessoas em situação de rua em meio à tragédia das enchentes. “E muita gente que nunca se imaginou em sitação de rua precisa de ajuda. Nós passamos por algo similar em Fribugo, na região Serrana, em 2011. Por isso, toda nossa solidariedade à Defensoria gaúcha. Eles estão fazendo a parte deles”, disse.
O secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marcelo Menezes, participou da celebração e homenageou defensoras e defensores públicos. Em sua fala, o secretário se comprometeu com uma atuação policial respeitando o estado democrático de direito e em prol dos direitos humanos. A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, também esteve presente, assim como dezenas de colegas e associadas(os).
O bispo dom Luiz Antônio Lopes Ricci presenteou a ADPERJ com a imagem “Jesus nas Ruas”, simbolizando a luta pelos “mais esquecidos e desprezados pela sociedade”.
Fotos: ASCOM da DPRJ e ASCOM da ADPERJ