A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) publicou nesta quinta-feira (25) o edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) que definirá os Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da entidade para o biênio 2026/2027.
A assembleia será realizada no dia 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 10h, em primeira convocação, e às 10h30, em segunda convocação, na sede social da ADPERJ (Rua do Carmo, 07 – 16º andar).
Inscrições de chapas e candidaturas
As(os) associadas(os) interessadas(os) em concorrer devem protocolar pedido de inscrição até as 18h do dia 28 de outubro de 2025, diretamente na secretaria da Associação.
Para o Conselho Diretor, é obrigatória a inscrição de chapa completa, com candidaturas para todos os cargos da Diretoria.
Para os Conselhos Consultivo e Fiscal, as candidaturas devem ser individuais, não sendo admitida a formação de chapas.
Quem pode votar e ser votado
Somente poderão participar do pleito, como candidatas(os) ou eleitoras(es), as(os) defensoras(es) públicas(os) efetivas(os), quites com suas obrigações estatutárias e regulamentares, e que estejam associadas(os) há pelo menos seis meses ininterruptos antes da data da eleição.
Modalidades de votação
A votação ocorrerá de três formas:
Eletrônica pela internet: dia 27 de novembro, das 10h às 17h. Associadas(os) que optarem por esta modalidade não poderão votar por correspondência ou presencialmente.
Por correspondência: os votos deverão ser recebidos até as 17h do dia 28 de novembro. Cada associada(o) receberá envelope com a cédula oficial.
Presencial: realizada no dia 28 de novembro, exclusivamente com cédula oficial rubricada pela mesa receptora e apuradora.
Não serão computados votos em cédulas não rubricadas ou que contenham sinais que identifiquem o(a) eleitor(a). Também serão considerados nulos os votos em mais de uma chapa para o Conselho Diretor ou em mais de três nomes para os Conselhos Fiscal e Consultivo.
Comissão Eleitoral
A condução do processo ficará a cargo da Comissão Eleitoral, composta por:
– Clotilde de Souza Lozano
– Luis Felipe Drummond Pereira da Cunha
– Maria de Fátima Abreu Marques Dourado
A Comissão será responsável por organizar a eleição, decidir sobre eventuais incidentes ou impugnações, e conduzir a apuração e a totalização dos votos.
O processo eleitoral será encerrado às 17h do dia 28 de novembro de 2025, com a apuração final.