A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) foi palco, nesta terça-feira (26), do lançamento no estado da campanha nacional “Um Novo Presente é Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”. A iniciativa, liderada pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), tem como principal objetivo reafirmar o papel da Defensoria Pública como referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situação de rua.
Durante a abertura, a presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, destacou a gravidade da situação no Rio de Janeiro. “Segundo o último censo da Prefeitura do Rio de Janeiro, temos mais de 7.800 pessoas vivendo em situação de rua apenas na nossa cidade, número que cresceu significativamente nos últimos anos, agravado pela pandemia e pela crise social e econômica que enfrentamos”, afirmou.
A mesa de abertura contou com a participação da Diretora de Articulação Social da ADPERJ, Patricia Magno, do coordenador-geral do CIAMP-Rua, Anderson Lopes Miranda, da presidenta da ONG Pretas Ruas, Pamella Oliveira, e da defensora pública e membra da Comissão Temática de População em Situação de Rua da ANADEP, Cristiane Xavier. “O lançamento na ADPERJ reforça o compromisso da entidade com a causa e destaca a importância de fortalecer redes de apoio para promover a inclusão e os direitos da população de rua”, destacou Cristiane Xavier.
Em seu discurso de abertura, a presidenta da ADPERJ também ressaltou a abrangência do trabalho da Defensoria Pública em defesa dos direitos da população em situação de rua. “Em todo o país, a Defensoria atua como referência para o acesso à justiça e para a garantia de cidadania dessa população, trabalhando para construir e aperfeiçoar políticas públicas que combatam as desigualdades sociais, raciais e de gênero que recaem, de forma ainda mais dura, sobre essas pessoas.”
A escolha de novembro para o lançamento da campanha, em vez do tradicional mês de maio, foi justificada pela presidenta como estratégica. “O objetivo é manter a mobilização ativa durante todo o ano, evidenciando que os desafios enfrentados pela população em situação de rua demandam esforços contínuos. Além disso, reforçamos que essa é uma luta antirracista e anticlassista, pois as desigualdades estruturais que afetam essa população estão profundamente ligadas a questões de raça e classe”, explicou.
Finalizando seu discurso, a presidenta agradeceu à ANADEP pela liderança no tema e aos defensores públicos pelo trabalho diário. “Convido a sociedade a somar forças conosco nessa causa, porque, juntos, podemos construir um novo presente para aqueles que mais precisam.”
Programação especial
Como parte da campanha, dois eventos importantes serão realizados na sede da ADPERJ, no Centro do Rio de Janeiro. Nesta terça, aconteceu o II Simpósio “A Rua é Potência – Diálogos sobre Equidade Racial para a População em Situação de Rua”, organizado em parceria com a ONG Pretas Ruas. Nos dias 27 e 28, será realizada a 14ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua Nacional).