Em data alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, promoveu a assinatura do Plano “Defensoria em Todos os Cantos”. A presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, esteve presente à cerimônia.
Durante cerimônia no salão negro, o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, lançou oficialmente a iniciativa que visa ampliar o acesso à justiça a toda a população do país.
A assinatura contou com a participação da presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte; do presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Matos; da presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF), Luciana Bregolin; e do defensor público geral da União, Leonardo Magalhães.
Investimento
Durante a cerimônia, foi anunciado o recurso de R$ 50 milhões de recursos do Governo Federal voltados à ampliação dos serviços de atendimentos de acesso à justiça, por meio de ações itinerantes das Defensorias, e criação de novos postos de atendimento comunitário com o aumento dos serviços nas comarcas e territórios.
Sheila de Carvalho destacou que o aporte financeiro será destinado à criação de novas unidades de atendimento, aquisição de veículos itinerantes, e realização de projetos voltados à promoção de direitos para mulheres, população negra, pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional, crianças e adolescentes, LGBTQI+, povos indígenas, quilombolas e demais grupos vulnerabilizados.
“A gente quer a ampliação dos postos de atendimento comunitário da Defensoria, porque quando estamos falando da população que precisa da Defensoria, por vezes falamos de uma população que não tem nem dinheiro para a passagem de ônibus para chegar na Defensoria. Por isso, que é tão importante investirmos nesses postos de atendimento e serviços itinerantes aonde a Defensoria vai até o povo”, explicou.
A secretária ainda agradeceu a parceria do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do MJSP, e da Secretaria Nacional da Juventude para o apoio aos projetos de acesso à justiça em comunidades com o foco na juventude vulnerabilizada.
No evento, ainda foi anunciado a destinação de R$ 15 milhões pelas Bancadas Femininas do Senado e da Câmara para a compra de carretas, que auxiliarão no trabalho itinerante da Defensoria com o projeto “Antes que Aconteça”, voltado ao atendimento a mulheres vítimas de violência. A notícia foi dada pela liderança da bancada feminina do Congresso Nacional, senadora Daniella Ribeiro, e pela deputada federal Soraya Santos. Também estiveram presentes a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC) e os deputados, Amom Mandel (Cidadania-AM) e Stélio Dener (Republicanos-RR).
Nacionalização
O plano será dividido em três eixos temáticos: I) Universalização dos serviços de acesso à justiça promovido por meio da Defensoria Pública em todas as comarcas; II) Ampliação dos serviços de acesso à justiça itinerantes da Defensoria Pública; e III) Projetos direcionados para o acesso à justiça de grupos em maior situação de risco e vulnerabilidade.
Nessa perspectiva haverá fomento para a construção dos postos de atendimentos comunitários das Defensorias Públicas denominados Econúcleos ou Núcleos Ecológicos, além de parcerias para previsão de espaço destinado à Defensoria Pública nos estabelecimentos prisionais. Na perspectiva penal ainda haverá a retomada da cooperação penitenciária: Defensoria e Cidadania.
Entre outras iniciativas previstas no plano, destacam-se a contratação de vans e de ônibus adaptados para o atendimento itinerante da Instituição; aquisição de veículos e de carretas para os atendimentos nas comunidades; e a contratação de barcos para atuação na Amazônia Legal.
Fotos: MJ (crédito ASCOM ANADEP)