ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Morre o ex-presidente da ADPERJ, Orlindo Elias Filho

Faleceu nesta quinta-feira (22) o defensor público Orlindo Elias Filho, que presidiu a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ) no biênio 1994 e 1995. Ele tinha 78 anos e deixa esposa, a defensora pública aposentada Claudia Viana da Rosa e Silva, e duas filhas.

“Lamentamos profundamente a perda do Orlindo. Ele teve papel fundamental no fortalecimento da Defensoria Pública e na criação da ADPERJ”, disse a presidenta Juliana Lintz.

Em um editorial publicado pelo O Defensor, antigo jornal da ADPERJ, Orlindo Elias, conclamava: “É exatamente por isso e para isso que se iniciou a luta e se fundou a ADPERJ: o soerguimento da Instituição; o seu correto posicionamento administrativo que, como órgão de Estado que é, não pode ficar departamentalizado numa Secretaria de Estado. Tudo que se faz e se irá fazer, doravante, terá como meta principal o soerguimento da Instituição; a luta pela dignidade funcional de seus integrantes, que têm direito legalmente assegurado de trabalhar em instalações condignas; que precisam ter somadas as carências materiais de toda ordem; que precisam de um organismo administrativo próprio que há de ser a Procuradoria-Geral da Defensoria Pública”.

Iniciou a carreira em 1970 e contribuiu para o desenvolvimento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro como órgão autônomo. Atuou como advogado da categoria em diversas demandas coletivas.Coordenou a Defensoria Pública do Rio de Janeiro em 1983. Teve participação destacada como membro da instituição, chegando ao cargo de Defensor Público de Classe Especial. Foi membro do Conselho Superior da DPRJ. Também foi sócio-fundador da CAMARJ.

O velório será realizado às 8h, na Capela 2 do Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, neste sábado (24). O sepultamento será às 11h, no mesmo no cemitério.

ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Contato

×