Ao longo desta semana, a Vice-Presidente da ADPERJ, Maria Júlia Miranda, visitou o gabinete de Deputados pedindo apoio às causas da Defensoria. Com um material didático detalhado, ela mostrou os dados que expõem a difícil situação da Instituição após anos de orçamentos incompatíveis com o tamanho da DP e o aumento expressivo de demanda pelos seus serviços.
No dia 30/10, a Casa Legislativa abre o prazo para envio de emendas para a LOA. Por isso, a ADPERJ atua com a Chefia Institucional e a Frente Parlamentar em Defesa e Fortalecimento da Defensoria Pública negociando valores a fim de incrementar ainda mais o orçamento da Defensoria em 2016. “Paralelamente, sensibilizamos os Deputados por meio de números e dados estatísticos. Isso faz com que eles entendam que o que pedimos é apenas justo” – afirma Maria Júlia.
Nos encontros, os Parlamentares se mostraram surpresos ao ver de forma tão clara a falta de estrutura da DP, especialmente na Baixada Fluminense e interior do estado e o aumento expressivo da demanda pelos serviços ao longo dos últimos anos. Também causou espanto a indenização dos Defensores de valor equivalente a apenas 10 dias de trabalho quando as férias são indeferidas ou renunciadas, bem como os baixos salários dos servidores do quadro auxiliar.
|
“O estado está passando por um momento difícil, mas tem que entender que apoiar a DP, é diminuir o sofrimento da população” – afirmou o Deputado Zito. Assim como ele, os demais Parlamentares visitados elogiaram a qualidade do material apresentado e se disponibilizaram a defender os pleitos da Instituição dentro da Casa. A ADPERJ se reuniu com os Deputados Wanderson Nogueira, Luiz Martins, Zito, Dr. Deodalto, Milton Rangel, Rogério Lisboa, Flávio Bolsonaro, a Deputada Martha Rocha e o chefe de gabinete do Deputado Rosenverg Reis. Na próxima semana o trabalho dentro da ALERJ continua até a aprovação da LOA, que está prevista para acontecer no dia 26/11. |