Os principais pontos e impactos dos projetos aprovados pela ALERJ com contrapartidas para adesão do Rio ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foram esclarecidos para defensoras(es) e servidoras(es) da Defensoria Pública, na tarde desta quinta-feira (6/10), em encontro virtual promovido pela ADPERJ e a DPRJ.
A presidenta da ADPERJ, Andréa Sena, o diretor de Assuntos Legislativos, Marco Antonio Cardoso, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco e a assessora parlamentar Maria Carmen de Sá, tiraram dúvidas dos participantes e esmiuçaram os temas que mais afligem a categoria.
Andréa Sena destacou o trabalho coletivo em parceria com a Defensoria e demais entidades classistas do sistema de justiça (AMAERJ, APERJ e AMPERJ) que influenciou mudanças importantes no pacote do governo, suavizando uma série de pontos extremamente gravosos para os servidores públicos. A presidenta apresentou a cronologia das articulações e estratégias conjuntas, que incluíram uma série de reuniões com parlamentares, produção de emendas e notas técnicas, entre outras ações em prol do serviço público.
O diálogo e a apresentação de emendas tiveram papel decisivo para preservar alguns direitos, sobretudo, referente à reforma da previdência estadual.