Nesta semana, a ADPERJ cumpriu a decisão da AGE, realizada em novembro passado, de reverter os valores dos convites da festa de final de ano em doações para abrigos esquecidos pelo estado. As entidades escolhidas foram o orfanato e creche Santo Antônio, em Niterói, e o abrigo de idosos Cristo Redentor, em São Gonçalo.
A Diretoria associativa visitou os locais, conhecendo um pouco do belo trabalho feito pelas instituições. “Em nossas visitas conhecemos pessoas maravilhosas que devotam a vida pelo bem de outros. É muito gratificante estender nossa mão solidária a essas entidades que tanto precisam, especialmente neste momento de crise” – falou a Presidente da ADPERJ, Juliana Bastos Lintz.
Os locais estão sempre abertos para visitações e aceitam doações. No final desta matéria estão os contatos dos abrigos para quem tiver o interesse de ajudar e ou trabalhar como voluntário.
Orfanato e creche Santo Antônio
Gerido por 12 freiras da comunidade Missionários de Santo Antônio, o orfanato e creche têm mais de 70 anos e cuidam hoje de 53 crianças e adolescentes ao todo. Na creche, meninas de 3 a 6 anos de idade tem atividades educativas, atendimento médico e recebem café da manhã, almoço e lanche. No orfanato, crianças e adolescentes abrigadas vão à escola e recebem assistência médica, odontológica e psicológica, além de praticar atividades extras, como aulas de informática.
Às entidades, a Associação doou recursos para obras e reformas estruturais necessárias para a segurança e conforto das crianças.
Abrigo Cristo Redentor
Já o asilo, que cuida de 147 idosos carentes, a ADPERJ enviou quase uma tonelada de produtos de limpeza necessários para a manutenção do espaço de 40 mil m². O local é gerido pelo Defensor inativo e ex-deputado estadual, Josias Ávila, participante ativo das diretorias do abrigo há mais de 25 anos.
Há 14 meses, o abrigo Cristo Redentor não recebe o repasse do estado, apenas do município de São Gonçalo, e vive da ajuda mensal de associados e doações avulsas. No local, os idosos têm acesso à alimentação balanceada, atendimento médico e fisioterapêutico, além de acesso irrestrito às salas de convivência e lazer.
|