Na tarde de ontem, 17/11, a Biblioteca Parque Estadual foi palco do lançamento do 1º Concurso de Redação e Desenho voltado para crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar ou institucional no município do Rio. A iniciativa é da CDEDICA, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e fecha o ano de comemoração dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Foram propostas às crianças e adolescentes em situação de acolhimento, da Prefeitura ou da rede conveniada, que façam desenhos ou redações. Na faixa etária de 3 a 7 anos, o tema será “O que eu quero ser quando crescer”. Já a partir de 8 anos, a pergunta a ser respondida é “Como eu me imagino aos 25 anos”.
No lançamento, Defensores, conselheiros tutelares e representantes municipais e estaduais assistiram a uma apresentação emocionante de canto e teatro do grupo Luminus, que explicou de forma lúdica o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Coordenadora da CDEDICA, Eufrásia Maria Souza das Virgens, lembrou que as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e, “por estar em desenvolvimento, devem ser estimuladas em sua criatividade e em sua perspectiva de futuro” – afirmou. A Defensora também leu uma frase de Rui Barbosa que diz: “a palavra é um instrumento irresistível da conquista da liberdade”.
O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, afirmou que o concurso é importante pois abre as portas da leitura e da criatividade. “Essas crianças de alguma forma perderam muito na vida e temos o desafio de fazê-las sonharem de novo”. Ele disse ainda que a iniciativa é um bom exemplo de parceria entre o município e a Defensoria Pública, que pode ser ampliada no futuro. “Trabalhamos por caminhos diferentes, mas pelo mesmo objetivo” – finalizou.
O concurso espera receber cerca de 500 participantes. Os primeiros colocados em cada categoria serão premiados em uma festa no fim do ano.