Como entidade com assento no Conselho Superior, a ADPERJ foi chamada para participar da elaboração da prova do XXV Concurso para ingresso na classe inicial da carreira de Defensor Público. Numa organização pioneira, banca e Conselho Superior se reuniram na madrugada de sábado para domingo para elaboração, aprovação de questões e rodagem da prova na gráfica da UERJ.
O esforço resultou no primeiro concurso de que se tem notícia que começou no horário. Às 8h pontualmente o caderno de questões foi entregue e às 8h30 os candidatos iniciaram a prova.
“Estou muito feliz, como Representante Classista, de ter podido participar desse momento tão especial de nossa Instituição. Foram muitos percalços desde que o concurso começou a ser debatido no Conselho no ano passado, mas o sentimento geral ontem era de vitória. Quando distribuímos as provas pelas salas, era visível a surpresa dos candidatos, que tinham se preparado para uma longa maratona de espera para iniciar a prova. A minha prova para ingresso na Defensoria Pública, por exemplo, começou às 13h30, quando a de ontem terminava”, afirmou a Presidente da ADPERJ, Maria Carmen de Sá.
Ela destacou, ainda, a participação da Associação no processo: “Acho que foi criado um novo paradigma de concurso, pela organização e principalmente pelo acesso democrático da ADPERJ para poder opinar sobre a prova, como integrante do Conselho. Precisamos de Defensores que ingressem com perfil combativo e com senso prático de defesa. Parabéns às bancas pelas questões formuladas, que buscaram esse perfil de profissional”, ressaltou.