Nesta sexta-feira (25), a sede da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) foi palco de um importante debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso e Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão. Realizado de forma híbrida, o evento contou com a participação cerca de 500 defensoras e defensores.
A presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, reforçou o compromisso da entidade com o futuro da Defensoria Pública fluminense: “Mais uma vez a ADPERJ é palco do tradicional debate entre os candidatos a DPG do Rio de Janeiro. Foi um debate de alto nível, e certamente a classe pode conhecer mais profundamente as propostas dos dois candidatos.”
O debate, mediado pela jornalista Bárbara Pereira, foi dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato teve três minutos para se apresentar, com a ordem das falas definida por sorteio. No segundo bloco, foram realizadas três rodadas de perguntas entre os candidatos, que puderam confrontar e explorar pontos de divergência e convergência em suas propostas.
No terceiro bloco, perguntas da plateia foram sorteadas e direcionadas aos candidatos, contemplando as diferentes classes da carreira — Inicial, Intermediária, Especial e Aposentado. Ao todo, foram respondidas oito perguntas, com duas perguntas de cada classe, tanto dos participantes presenciais quanto dos online.
No quarto e último bloco, cada candidato teve cinco minutos para suas considerações finais. Ao final, ambos assinaram o termo de compromisso com a ADPERJ, declarando que apenas aceitarão ser nomeados caso sejam os mais votados pela categoria.
A candidata Patrícia Cardoso destacou a importância do debate: “É uma ótima oportunidade para que a gente possa apresentar propostas para a categoria, discutir ideias e planejar o próximo biênio. Estou bem confiante na vitória e no exercício do meu mandato pelos próximos dois anos”, disse.
Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão ressaltou o clima amistoso do evento: “O debate foi excelente, harmonioso, respeitoso, com os candidatos fazendo propostas efetivas para a classe. A classe pode entender, com esse debate, o que o futuro reserva, seja com um ou outro candidato vencedor.”
A eleição para DPG biênio 2025-2026 acontece no próximo dia 8 de novembro.