ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Uma nova área para membros! Em breve!

Seja avisado quando o serviço estrear.

Edit Template

ADPERJ participa do VIII Encontro de Atuação Estratégica

A presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, juntamente com demais diretores da associação, participou do VIII Encontro de Atuação Estratégica da DPRJ que reuniu defensoras e defensores de todo o estado na última sexta-feira, 24. A presidenta da ADPERJ participou da mesa de abertura do evento. Realizado no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, o evento tem o objetivo de debater a atuação institucional, interdisciplinar e estratégica da instituição.

Na mesa de abertura do evento estavam a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso; o subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; a subdefensora pública-geral Institucional, Cintia Guedes; a chefe de gabinete, Alessandra Bentes; a corregedora-geral, Kátia Varela; a ouvidora-geral, Fabiana Silva; o diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Henrique Guelber; o diretor-presidente da Fesudeperj,Felipe Almeida; a presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz; e o diretor-presidente da Camarj, Paulo Vinícius Cozzolino.

O evento contou com uma homenagem aos defensores e defensoras que ajudaram na elaboração do curso de “Capacitação e ambientação – qualidade do atendimento e prática nos diversos órgãos de atuação”. Na ocasião, foram homenageados as(os) defensoras(es) Alessandra Bentes; Aline Gama; Ana Cristina Duarte da Silva; Anik Quintanilha; Anne Caroline Nascimento da Silva; Annie Abi Ramia; Arnaldo Goldemberg; Christiane Serra; Cristina Radich; Daniel França; Fernanda de Souza Lima; Francisco Josiel; José Augusto Garcia; Karine Terra; Livia Correa; Luciana Mota; Marina Magalhães Lopes; Natália Barroso; Sabrina Carvalho e Simone Moreira de Souza.

O evento seguiu com a entrega dos prêmios do VI Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Silva Jardim. Conheça os vencedores do Prêmio Eliete 2024.

Na parte da tarde, encontros temáticos preencheram a programação de quem esteve no evento. Nas mesas, temas enfatizaram a importância do trabalho da Defensoria e a troca de experiências sobre práticas e protocolos.

Premiação

Durante o encontro, foram anunciados os vencedores da 6ª edição do Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Costa Silva Jardim. “Faz todo sentido que o prêmio tenha um protagonismo muito grande no ano de 2024”, destacou a defensora pública-geral Patrícia Cardoso, lembrando que, este anos, completam-se dez anos sem Eliete, defensora homenageada pela contribuição marcante na história da Defensoria Pública do Rio, em favor dos direitos dos vulneráveis.

Confira os vencedores:
Categoria ‘Atendimentos Individuais Emblemáticos’: “O cuidado da mulher indígena: a atuação da defesa da vítima para proteção em situações de violência doméstica em aldeias”
Autora: Renata Jardim da Cunha Rieger

Categoria “Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Desenvolvidas por Núcleos de Primeiro Atendimento”: “A Defensoria Pública Pela Desjudicialização dos Afetos”
Autores: Tiago Abud e Genilza Nogueira

Categoria ‘Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Desenvolvidas pelas Defensorias Públicas em Atuação Junto às Varas Cíveis, de Família, Infância Protetiva, Idoso, Juizados Especiais Cíveis e Órfãos e Sucessões’: “Rodas de Conversas com Adolescentes Acolhidos”
Autora: Ana Raquel Cardoso de Oliveira

Categoria ‘Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Desenvolvidas por Núcleos Especializados e Núcleos de Tutela Coletiva’: Aprovação da Categoria AEIS 3 e a Retirada da Limitação de Número de Famílias das ZEIS no Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro”.Autores: Viviane Tardelli, Adriana Britto, Adriana Bevilaqua, Gustavo Scaldaferri, Paloma Lamego e equipe técnica.

A comissão julgadora concedeu Menção Honrosa ao caso “Nem tudo é o que parece: uma foto e 62 processos”, das autoras Débora Diniz, Giselle Souza, Jaqueline Banai e Jéssica Leal, da equipe da Diretoria de Comunicação da DPRJ, e o creditou como a inspiração para a criação da categoria ‘Atendimentos Individuais Emblemáticos’.

FONTE: ASCOM DPRJ

ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Contato

×