Diversos monumentos emblemáticos do Rio de Janeiro serão iluminados de verde, no próximo domingo, 19 de maio, a partir das 18h30, em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública. A cor simboliza a instituição e a ação é uma forma de destacar o papel de defensoras e defensores públicos na promoção do acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidade.
Este ano, participam da ação o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, a Igreja da Candelária, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Palácio Tiradentes (Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), o Edifício Sede da Petrobras e a Ponte Rio-Niterói (que irá iluminar o Centro de Controle Operacional).
A iluminação desses cartões postais – realizada em parceria com as instituições responsáveis pelos monumentos – faz parte do “Maio Verde”, uma série de iniciativas promovidas pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) para celebrar e destacar a importância da categoria.
“Essa iniciativa, que já se tornou uma tradição, destaca não apenas a importância histórica da Defensoria Pública fluminense – a primeira do país – mas é também um reconhecimento público do relevante trabalho realizado pelas defensoras e defensores em prol da justiça e dos direitos dos cidadãos do nosso estado”, diz a presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz.
MISSA
No dia 27 de maio, às 11h, também será realizada uma missa para celebrar o Mês da Defensoria Pública aos pés do Cristo Redentor. A celebração acontece com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
CAMPANHA NACIONAL
As homenagens também buscam dar visibilidade à campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), que ocorre anualmente com o apoio das associações estaduais e Defensorias do país. Este ano, a campanha tem como tema os direitos das pessoas em situação de rua, com o slogan “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
SERVIÇO:
Iluminação de monumentos na cor verde e Missa pelo Dia da Defensoria Pública
– Quando: 19 de maio (domingo), a partir das 18h30
– Locais: Arcos da Lapa, a Igreja da Candelária, Museu de Arte do Rio (MAR), Palácio Tiradentes (ALERJ), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Edifício Sede da Petrobras, Ponte Rio-Niterói (Centro de Controle Operacional).
Missa em homenagem à Defensoria Pública do Rio de Janeiro
– Quando: 27 de maio (segunda-feira), às 11h
– Local: Capela do Cristo Redentor, Corcovado.
Saiba mais sobre a campanha nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos 2024:
https://adperj.com.br/2024/04/11/anadep-lanca-a-identidade-visual-da-campanha-nacional-2024