ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

NOTA DE PESAR: Maria Nice Leite de Miranda

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) lamenta profundamente o falecimento, na manhã deste domingo (27), da defensora pública aposentada Maria Nice Leite de Miranda, aos 95 anos.

Pioneira e referência na história da Defensoria Pública brasileira, Maria Nice foi a primeira mulher a assumir o cargo de defensora pública no país, em 1958, no Estado do Rio de Janeiro. Marcou história também ao ser primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Assistência Judiciária.

Com uma trajetória impecável, marcada pela coragem, competência e compromisso com o acesso à justiça, se manteve ativa na vida institucional mesmo após sua aposentadoria.

Maria Nice Leite de Miranda, além da saudade, deixa um legado de pioneirismo, dedicação e força para inspirar todas e todos que atuam na Defensoria Pública. Seu compromisso com a justiça e a equidade continuará a nortear as futuras gerações de defensoras e defensores públicos.

O velório será neste domingo, a partir das 13h, no Fórum de Cantagalo. O sepultamento será hoje, às 17h, no Cemitério Municipal de Cantagalo.

A ADPERJ se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de luto e reverência. Que sua memória seja sempre lembrada como exemplo de integridade e serviço público.

ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Contato