ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Balanço do XV CONADEP

ministro
carmen l cia

O XV CONADEP encerrou nesta sexta-feira (11/11), após quatro dias de intensas atividades e debates sobre os principais temas ligados ao crescimento e aperfeiçoamento da prestação de serviços da Defensoria Pública em todo o país.

Mediada pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da AGDP, Allan Joos, a cerimônia de encerramento teve a palestra do ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz e da ministra do STF Cármen Lúcia, por videoconferência. A temática: “Defensoria Pública, futuro e democracia”.

Os palestrantes parabenizaram a Defensoria Pública pelo importante papel de garantir acesso à justiça à população mais vulnerabilizada. Os impactos da tecnologia no sistema de justiça, a atuação coletiva e o acesso à saúde em tempos de pandemia foram alguns dos temas abordados.

Ainda na cerimônia, foi transmitida uma mensagem do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juiz Ricardo Pérez Manrique.

O evento encerrou com a leitura da Carta de Goiânia: um compromisso da Defensoria Pública de seguir defendendo o Estado Democrático de Direito e a redução das desigualdades sociais, além do combate a todas as formas de discriminação.

carta geral

Presidentas e presidentes das Associações estaduais e da ANADEP durante a leitura da Carta de Goiânia

Na parte da manhã, o último painel do evento abordou “O fechamento dos espaços cívicos no Brasil e o papel da ANADEP” com os palestrantes Leonardo Santana, Joel Hernandez, Rita Lima e Silvia Souza. O defensor Flávio Wandeck (DPE-MG) foi o presidente da mesa e Jeniffer Shaeffer (DPE-PR) foi a relatora.

Concurso de Práticas e Teses

Ponto alto do congresso, os Concursos de Teses e Práticas Exitosas deram o primeiro lugar para trabalhos de colegas do Rio de Janeiro. A prática das defensoras Thaísa Guerreiro e Alessandra Nascimento empatou com a de Roraima, ganhando a mais alta premiação. No concurso de Teses, o associado José Augusto Garcia e o defensor de São Paulo Gustavo Augusto dos Reis ganharam o primeiro lugar pelo trabalho “Precisamos falar sobre os princípios constitucionais da Defensoria Pública – Reflexões à luz da evolução histórica da instituição”.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 083213 1

Práticas: colegas Thaisa Guerreiro e Alessandra Nascimento recebem o 1º lugar

WhatsApp Image 2022-11-10 at 083216 1

O colega Rodrigo Azambuja recebeu menção honrosa por sua prática

O associado Rodrigo Azambuja recebeu menção honrosa pela prática “O direito de viver livre da fome: a experiência da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro”. A associada Helena Morgado recebeu menção honrosa pela tese “Afasta de mim esse cálice: sobre a necessidade de conferir protagonismo ao ofendido no processo penal”.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 201538

1º Lugar no Concurso de Teses foi para o colega José Augusto Garcia

WhatsApp Image 2022-11-10 at 201540

Tese da associada Helena Morgado recebe menção honrosa

Ao todo, 12 trabalhos de defensoras(es) do Rio foram finalistas nos Concursos. A associada Patrícia Magno foi a coordenadora da banca examinadora de práticas e a associada Cintia Guedes, a coordenadora da banca de teses. Conheça os trabalhos finalistas e premiados na página da ANADEP.

AGE

1º Dia e AGE da ANADEP

A AGE da ANADEP deu início aos trabalhos do evento, com destaque para a escolha do tema da campanha nacional de 2023 que será sobre os direitos das pessoas com deficiência e da Bahia para sediar o XVI CONADEP, em 2024. Houve também reuniões com as comissões temáticas e encontro com as assessorias de comunicação das Associações Estaduais e Defensorias Públicas.

Ju Andrea e Rivana
Palestra Thula Pires

A solenidade de abertura reuniu várias autoridades no auditório principal do Teatro Rio Vermelho, seguida da entrega do Colar do Mérito a ativista de direitos humanos Deise Benedito e o advogado Ilton Norberto Robl Filho. A palestra de abertura foi ministrada pela professora e pesquisadora Thula Pires.

No segundo dia, a presidenta da ADPERJ e vice-presidenta administrativa da ANADEP, Juliana Lintz, presidiu a mesa “Acesso à justiça e soluções alternativas de conflitos”, ministrado por Juan Carlos Vezzulla, Débora Cunha, Juliana Oliveira e Sérgio Nodari Monteiro. O defensor Rafael Brasil (DPE-GO) foi o relator.

No evento, houve ainda homenagem a defensoras(es) públicas(os) de 21 estados que representaram a ANADEP nas Missões de Observação Eleitoral (MOEs-TSE) para as eleições de outubro, entre elas(es) o associado Cristian Barcelos.

A programação também incluiu a premiação da 2ª Edição do Selo Esperança Garcia, promovida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas. A Defensoria do Rio ganhou o selo na categoria ouro pelas boas práticas desenvolvidas ao longo de 2022.

Confira as fotos desses quatro dias de evento no Flickr da ADPERJ, clicando AQUI ou no da ANADEP, AQUI.

Foto painel
52492340676 4d00040e9a k
WhatsApp Image 2022-11-10 at 195038 1
WhatsApp Image 2022-11-10 at 083208

ASSOCIAÇÃO DAS DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Contato

×