Inspirado na campanha “21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO”, o primeiro Cine Debate Thais Moya de 2019 da ADPERJ apresenta no dia 28 de março (quinta-feira), às 18h, o documentário “Interfaces do Racismo”, coordenado pela Defensora Pública Federal Rita Cristina de Oliveira, seguido de debate, na sede associativa (Rua do Carmo 7/16º andar, Centro).
A campanha é uma série de eventos organizados de forma coletiva pela passagem do dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville”. O episódio ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, no dia 21 de março de 1960, quando, em pleno regime do Apartheid, foram assassinadas 69 pessoas e feridas 186, em brutal repressão durante protesto pacífico.
O encontro busca promover diálogos necessários para enfrentar as desigualdades, violações e violências provocadas pelo racismo, como também para fortalecer as lutas por uma sociedade democrática e justa.
Debatedores
– Raul Santiago, ativista social do Coletivo “Papo Reto”
– Thales Arcoverde Treiger – Defensor Público Federal
– Rita Cristina de Oliveira, coordenadora do Grupo de Políticas Etnorraciais da DPU e Defensora Pública Federal
– Lúcia Helena – Defensora Pública e professora da Fesudeperj e da Emerj.
Esperamos você!