O Rio de Janeiro sediará o próximo Congresso Nacional dos Defensores Públicos, em 2019! A cidade foi eleita hoje por colegas de todo o país, na Assembleia Geral do CONADEP, que acontece em Florianópolis até sexta-feira.
Na ocasião a presidente da ADPERJ, Juliana Bastos Lintz, propôs que o foco do próximo Congresso seja a Emenda 80/2014, que, em 2019, estará chegando na segunda metade do tempo de sua implementação.
“Esse momento tem o potencial de se tornar um marco nacional de reflexão sobre nossos avanços e de traçar estratégias para implementar o que ainda falta” – falou.
Em sua apresentação, Juliana também pontuou que o Rio de Janeiro é carro chefe de discursos retrógrados que, muitas vezes, banaliza a violência, viola direitos e criminaliza a defesa.
Segundo ela, o Congresso será uma oportunidade de mostrar o contraponto a esse tipo de discurso. “Queremos mostrar a força da Defensoria Pública do Brasil, destacando o nosso papel constitucional de proteção dos direitos humanos, dando à população uma pauta positiva” – resumiu a presidente.