Os novos Defensores Públicos, empossados no início da semana, conheceram a sede da ADPERJ nessa sexta-feira, 04/03. Na ocasião, a Presidente da Associação, Juliana Bastos Lintz, e os Ex-Presidentes Maria Carmen de Sá, Pedro Paulo Carrielo e André De Felice deram as boas-vindas aos 36 jovens, que têm em média 23 anos.
A Presidente falou sobre a importância da ADPERJ para conseguir avanços e lembrou da época em que ingressou na carreira (1994), quando o Governo parecia querer acabar com a Defensoria Pública. “Eles só conseguiram nos prejudicar porque ainda não tínhamos a força e estrutura de hoje e só as conseguimos depois de muita luta junto à Associação” – garantiu.
Todos reafirmaram a importância da ADPERJ no desenvolvimento da Instituição ao longo dos anos. André De Felice e Pedro Paulo Carrielo lembraram da união da categoria nos tempos em que havia uma defasagem salarial enorme, perda de profissionais para outras carreiras jurídicas e baixa autoestima entre os Defensores. “Confiamos na força jovem e na renovação das lideranças” – disse Carrielo, chamando os novos colegas para a vida associativa.
Já a Diretora de Assuntos Legislativos, Maria Carmen de Sá, apresentou a atuação da ADPERJ nos últimos anos, que teve como foco o orçamento da Defensoria Pública. Ela também explicou o andamento do Projeto de Lei 3123/15 que regulamenta a aplicação do teto remuneratório para todo o funcionalismo público. “O cenário político está muito difícil e estamos trabalhando para que não haja retrocessos de direitos” – resumiu.
Ao final do evento, a Coodperj e a Camarj também se apresentaram aos novos Defensores Públicos.
Visita à ALERJ
De manhã, a Administração Superior levou o grupo de Defensores para conhecer o trabalho da Frente Parlamentar em Apoio à Defensoria Pública, no auditório da ALERJ. Os Deputados Pedro Fernandes, Luiz Paulo, Flávio Serafini e Marcelo Freixo parabenizaram a turma por passar por uma peneira de mais de 6 mil candidatos.
“Sejam bem-vindos à luta” – disse Freixo, afirmando que estar do lado dos Direitos Humanos, como é o caso da Defensoria Pública, não é fácil. Já o presidente da Comissão Orçamentária, Deputado Pedro Fernandes, pediu aos novos Defensores seriedade na jornada que se inicia: “Tentem ser o melhor no que fazem”.
O Deputado Luiz Paulo afirmou que a Defensoria Pública é muito querida entre os Deputados de todos os partidos. “A Casa tem enorme respeito pelo trabalho que prestam à sociedade. Por isso, vocês serão sempre muito bem-vindos” – completou.