Na próxima terça-feira, 24/03, às 14h, a ADPERJ sediará o segundo encontro de Aposentados para tratar da manutenção do seu direito de voto para os cargos de Defensor Público Geral e membros classistas do Conselho Superior. O tema segue em discussão e será votado dentro da Comissão de Adequação da LC 06/77, criada pela Chefia Institucional. A iniciativa da nova reunião partiu de um grupo de Aposentados que se organizou para debater o assunto mais a fundo com os demais Colegas.
No último dia 11/03, a ADPERJ reuniu os Aposentados para que conhecessem a discussão e emitissem sua opinião, antes que a minuta do projeto seja colocada para consulta pública da Categoria. No encontro, a Defensora Aposentada Glauce Mendes Franco entregou uma carta aos demais Defensores presentes e à Presidência da ADPERJ.
O texto diz que o exercício do direito de voto pelos Aposentados é uma forma de concretizar a vitaliciedade do Defensor Público, ainda que a mesma não esteja formalmente reconhecida em lei. Na mesma semana, a representante dos Aposentados nos trabalhos de adequação da Lei e Diretora da ADPERJ, Elaine Fernandez, entregou a carta a todos os integrantes da Comissão.
A presidente da Associação, Maria Carmen de Sá, oferece o espaço para os Aposentados, entendendo que a ADPERJ tem a responsabilidade de lutar pela preservação do direito de seus Associados. “Conforme já dissemos, nosso compromisso é com uma Instituição moderna, mas que mantenha o direito de todos os que a construíram. Por isso, vamos sempre defender que o Aposentado que quer continuar participando da vida política da Instituição possa fazê-lo. Além disso, a ADPERJ defende que os Colegas têm o direito de debater a questão entre seus pares.” – ressalta Maria Carmen.