Nesta sexta, 23 de maio, a partir das 10h, realizaremos o Seminário “60 anos de Defensoria Pública – o Desafio da Valorização da Defesa”, na sede da ADPERJ.
Veja os detalhes da programação:
Manhã – “A atuação associativa e valorização do Defensor Público”
Cada Presidente de sua respectiva Associação exporá a realidade de seu estado e como a entidade classista trabalha a valorização do Defensor Público. Em seguida, abriremos para perguntas.
10h: abertura pela presidente da ADPERJ, Maria Carmen de Sá
10h20: Pedro Carriello (RJ)
10h40: Eduardo Pinheiro (MG)
11h: Fabio Bittencourt (ES)
11h20: Rafael Português (SP)
Tarde – “Direito, Mídia e Criminalização da Defesa”
Vamos abordar a recente cobertura da mídia em relação ao direito de defesa, sempre com um tom pejorativo, confundindo-se a figura de que está sendo acusado de violar a lei com o seu Defensor, bem como a necessidade de um Judiciário que não seja pautado pela opinião pública. Questões como crescente espírito de vingança privada por parte da população, ética na cobertura jornalística e o fortalecimento de um Direito Penal do Inimigo certamente virão à tona como forma de compreender o fenômeno.
14h: Palestra de abertura “Direito, Mídia e Criminalização da Defesa”, com Marcelo Semer.
Em seguida, os nossos convidados Ignacio Cano, José Ricardo Ferreira Cunha e Sylvia Moretzsohn apresentarão seus comentários sobre o tema. Ao final das exposições, abriremos para perguntas.
17h: Coquetel de encerramento.