VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

14/11/2019
Projeto do Espírito Santo vence 1º lugar de Práticas Exitosas

Projeto do Espírito Santo vence 1º lugar de Práticas Exitosas

"Da Lama à Luta: a busca da visibilidade da mulher vítima da mineração pela Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo", dos colegas Mariana Andrade Sobral e Rafael Mello Portella Campos, foi o projeto vencedor do 1º lugar do Concurso de Práticas Exitosas do XIV CONADEP.

A premiação ocorreu nesta quinta-feira (14/11), no Teatro Riachuelo, centro do Rio. A seleção foi feita pela banca composta por Lívia Casseres e Marina Magalhães Lopes, defensoras públicas do Rio de Janeiro, pelo defensor Bruno Barcala Reis e pela Ouvidora-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Pará, Eliana Bogea.

"Prática exitosa – desafios (ESTÁGIO ESPECIAL)", da Bahia, ganhou o segundo lugar, um projeto dos defensores Firmiane Venâncio, Donila Ribeiro Gonzalez De Sá Fonseca
Gisele Aguiar Ribeiro Pereira Argolo e Gil Braga de Castro Silva.

O Terceiro lugar foi para "Reciclando Dignidades", da colega do Carolina Renée Pizzini Weitkiewic, sobre um projeto desenvolvido com catadores de resíduos sólidos no Mato Grosso.

IMG 6350
IMG 6349

As práticas que ganharam menção honrosa foram:

"Defensoria Pública vai às Colônias do Município de Monte Alegre" apresentada pela defensora do Pará, Bia Albuquerque Tiradentes.
"O Fogo de Prometeu e o HC Coletivo que reconheceu a tese dos 119% em Unidades Socioeducativas do Brasil", de Hugo Fernandes Matias, Thiago Piloni e Silva, Camila Dória Ferreira, Thaiz, Rodrigues Onofre, Flávia Agnoletto Freitas, Renzo, Gama, Gabriela Larrosa de Oliveira, Alex Pretti, Douglas Admiral Louzada, Ligia Marchesi Homem, Jamile Soares Matos de Menezes, Olivia Eleonora Lima e Silva Sofiato, Karina S. Silveira Ferreira, Isabel, Tononi Castro.
IMG 6378

Ao todo, quatro teses do Rio de Janeiro ficaram entre as finalistas:

1- "Aprimoramento institucional da Defensoria Pública
através da produção de dados: a experiência da Diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à
Justiça" - André Castro e Carolina Haber.
2- "Curso de Formação de Defensores da Paz"- Fábio Amado de Souza Barretto e Daniella Vitagliano.
3- "Audiência de custódia para todos!" - Eduardo Januário Newton.
4 - "Circuito Favelas por Direitos" - Maria Júlia Miranda, Pedro Carrielo, Pedro Strozemberg, Priscila Oliveira, Fabiana Silva, Bruna Sotero.

185
180
IMG 6151
IMG 6161
IMG 6223
IMG 6228
IMG 6284
IMG 6297
IMG 6318
IMG 6322

As diferentes realidades regionais das defensorias públicas do país foi tema de painel do 3º dia do evento

181

A primeira atividade deste terceiro dia do CONADEP Rio foi o painel Retratos, que abordou dados, históricos e informações das Defensorias Públicas no Brasil.

A presidente do Conselho Consultivo da ADEP-MG, Marolinta Dutra, apresentou dados do Sudeste, a defensora pública Elceni Diogo da Silva (RR) representou a Região Norte. A colega Luziane Ribeiro, representou a região Centro-Oeste, o defensor público Roberto Gonçalves de Freitas Filho (PI), a região Nordeste e Cristiano Vieira Heerdt (RS) abordou aspectos da Defensoria da região Sul. A Ouvidoria externa da Defensoria Pública do Brasil foi representada por Solene Costa.

A palestra teve como presidente de mesa, a defensora pública Patrícia Sá Leitão e Leão (CE) e como relator, o defensor público Ryldson Martins Ferreira (AL).

164
174

Ainda pela manhã, o Painel IV tratou dos "Desafios do modelo econômico e das políticas anti-direitos: o papel da Defensoria Pública".

A Defensora Andrea Barreto (PA) apresentou o tema "Grandes Empreendimentos: impacto no meio ambiente e no bem viver". A colega Mariana de Andrade Sobral (ES) expôs a questão dos "Grandes Desastres. Atuação proativa da Defensoria Pública".

Já o defensor público Rafael Lessa, de São Paulo, falou sobre a problemática realidade da "Violência Policial e manifestações".

O tema "Criança e adolescente: desafios de implementação das garantias judiciais na infância e juventude" foi exposto pela defensora Liana Lisboa, do Ceará.

Confira o registro deste terceiro dia do CONADEP RIO: https://flic.kr/s/aHsmJnreTa


COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br