17/05/2019
ADPERJ participa do V Encontro de Atuação Estratégica da DPGE/RJ, nesta sexta-feira


Pelo quinto ano consecutivo, a diretoria da ADPERJ participou do Encontro de Atuação Estratégica, promovido pela Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (17/05). O encontro faz parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos.

Em seu discurso, a presidente da ADPERJ, Juliana Lintz, falou sobre a importância da Campanha Nacional da ANADEP, deste ano, #EmDefesaDelas, e que tem como um dos eixos principais a garantia dos direitos das mulheres. O vídeo da Campanha também foi exibido para todos os presentes.

“Somos o quinto país com a maior taxa de feminicídio do mundo, segundo a OMS. E nós, Defensoras e Defensores Públicos, vivenciamos no dia a dia o aumento no número de atendimentos às mulheres, vítimas dos mais diversos tipos de violência. Por isso, essa campanha é fundamental nesse momento. Nos leva a refletir e a lutar pelos direitos das mulheres que precisam de acesso à Justiça”, enfatizou a presidente.

Na oportunidade, Juliana Lintz fez um convite especial a todas e todos para o lançamento da Campanha, no Rio de Janeiro, que acontecerá na próxima quarta-feira (22/05), às 10h, no Auditório Nelson Carneiro, no anexo da ALERJ.

A presidente da ADPERJ também fez questão de conclamar as defensoras e defensores fluminenses para a 14ª edição do Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que acontecerá de 12 a 15 de novembro, no Teatro Riachuelo, Centro do Rio.

"Depois de dezoito anos, o Rio de Janeiro volta a sediar esse evento. Foi uma conquista para todos nós. E esta edição é particularmente especial, pois será a primeira vez que ocorrerá com a Defensoria presente em todos os entes federativos nos moldes constitucionais. Agora o Brasil está todo pintado de verde”, comemorou.

Juliana Lintz também explicou a escolha do tema central do CONADEP 2019: memórias, cenários e desafios.

“Neste ano, ultrapassamos metade do prazo estabelecido pela Emenda Constitucional 80 para que a Defensoria Pública esteja em todas as comarcas do país. Atualmente, alcançamos 40% de comarcas mas precisamos avançar. Isso implica em conhecer a nossa história, debater nossa realidade e traçar estratégias que nos permitam enfrentar os desafios que se apresentam, para que possamos alcançar a Defensoria Pública que queremos”, reforçou.

No encerramento de seu discurso, a presidente da ADPERJ exibiu um vídeo do Teatro Riachuelo, onde ocorrerá o evento, e destacou informações sobre inscrições e palestrantes já confirmados no CONADEP RIO, como já é carinhosamente chamado.

IMG 3317

Diretoras da ADPERJ com a jornalista Flavia Oliveira

IMG 3304

Juliana Lintz discursa na abertura da cerimônia



COMPARTILHE: