25/03/2019
Associados tiram dúvidas sobre Reforma da Previdência em palestra na ADPERJ

Foram muitas as questões esclarecidas durante a palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada pelo professor de Direito Previdenciário e Auditor Fiscal Bernardo Machado, nesta sexta-feira (22/03), na sede da ADPERJ.

Machado destacou os pontos mais relevantes 
do regime próprio para os associados presentes, que buscavam entender melhor os possíveis impactos em sua aposentadoria, com as mudanças.

IMG 2543

Também foram muitas as críticas à proposta do governo de alteração do atual regime previdenciário. De acordo com o professor, a PEC nº 06/2019 é nociva para população, sobretudo para a parcela mais vulnerável:

“É uma PEC extremamente maldosa, criada para confundir. É muito ruim para os servidores, mas para os hipossuficientes é tenebrosa”, comentou.

Um dos pontos ressaltados por Machado foi a desconstitucionalização das normas previdenciárias, que permite, por exemplo, formas de alteração por meio de leis complementares, sem a necessidade de aprovação de Emendas Constitucionais.

“A desconstitucionalização da previdência é um absurdo para a realidade brasileira e sua desigualdade social brutal, pois as regras do jogo poderão ser mudadas facilmente pelo governo para atender interesses de uma minoria”.

Outras características nocivas detalhadas pelo auditor fiscal foram a ausência de várias regras de transição e a quebra na isonomia.

"Concordo que precisamos de uma reforma da Previdência, mas é melhor que não mude nada a que essa proposta seja aprovada", completou Machado.

O evento foi filmado pelo Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria (CEJUR) e tão logo tenhamos mais detalhes, informaremos pelos nossos canais de comunicação.

IMG 2552


COMPARTILHE: