07/01/2019
Rodrigo Pacheco comandará a Defensoria do Rio nos próximos dois anos

Governador empossa novo Defensor Público-Geral

A presidente da ADPERJ, Juliana Lintz, participou, nesta segunda-feira (7/1), da posse do novo defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, que comandará a Instituição no Biênio 2019-2020.

Na cerimônia de confirmação, realizada no auditório da Fesudeperj, o defensor público-geral, André Castro se despediu do cargo com fortes agradecimentos a equipe de trabalho pelo aprendizado e superação, classificando a experiência na gestão como uma das mais transformadoras de sua vida. "Agradeço também a toda a classe de defensores(as) públicos (as) que confiaram a mim esses dois mandatos e me deram apoio necessário para que pudéssemos atravessar momentos tão difíceis, relembrou".

Em seu discurso, o novo defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, reforçou que diálogo, transparência e eficiência serão as metas de sua gestão.

– Precisamos ter diálogo com as instituições públicas e poderes para proporcionar o melhor atendimento à população fluminense, respeitando obviamente as peculiaridades e a missão de cada um. O diálogo com a população, a sociedade civil e os movimentos sociais é algo fundamental para uma instituição que busca promover o acesso à Justiça – afirmou Rodrigo Baptista Pacheco.

Depois de parabenizar o novo defensor público-geral, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel reforçou a importância do papel da Defensoria Pública e dos seus avanços. "Desejo boa sorte a esta Casa, que tão bem faz ao Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil. É uma instituição muito nobre, que auxilia aqueles que mais precisam ter um advogado de alta qualidade e não podem pagar por ele. Parabenizo esta instituição pelo trabalho de selecionar tão bem seus defensores", disse o governador.

Além disso, fez questão de frisar que seu governo será pautado pelo diálogo com a Defensoria Pública, apontando o defensor público Arnaldo Goldemberg, a quem conhece de longa data, que atuará como assessor e conselheiro.

Também participaram da cerimônia, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, Milton Fernandes de Souza; o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira; a corregedora-geral da Defensoria, Eliane Aina; o ouvidor-geral da Defensoria Pública, Pedro Strozenberg, o vice-presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), David Eduardo Depiné Filho, o defensor público-geral da Bahia, Clériston Cavalcante, além de deputados estaduais e federais.






COMPARTILHE: