30/08/2018
AGE em Brasília debate pautas de interesse da categoria

A ADPERJ participou, nessa quarta-feira (29/8), em Brasília, de AGE que discutiu assuntos de interesse da categoria, entre eles, atividades legislativas e a pauta jurídica. 

O grupo aprovou também a criação da Comissão Especial da Igualdade Racial da ANADEP, que terá como objetivo discutir a efetivação do princípio da igualdade racial, com especial enfoque em políticas públicas. A proposta foi apresentada pelo presidente da APADEP, Augusto Barbosa e pela Defensora Pública de São Paulo Isadora Brandão Araujo da Silva, que está à frente do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da DPE-SP. Teve apoio também do Núcleo Contra a Desigualdade Racial da DPE-RJ, por meio de sua coordenadora, Lívia Casseres.

A Presidente da ADPERJ, Juliana Bastos Lintz, e a Presidente da Comissão da Mulher da ANADEP, Rita Lima, aproveitaram a oportunidade e marcaram para 2 de novembro o próximo encontro do Coletivo de Mulheres Defensoras. No evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, as participantes poderão debater pautas de fomento à igualdade de gênero em seus estados.

Por fim, a diretoria da Associação Nacional discutiu sobre as Eleições Gerais 2018. O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, e a vice-presidente, Thaísa Oliveira, explicaram sobre a dinâmica da entidade, que marcará agendas com os presidenciáveis para debater sobre o atual panorama da Defensoria Pública e sobre a efetivação da Emenda Constitucional 80. Para isto, o grupo entregará a todos os candidatos o relatório "Apresentando a Defensoria Pública: Retrato de uma Instituição em Desenvolvimento”. Construído de forma objetiva – para uma leitura fácil e dinâmica –, o material traz as principais informações sobre a Instituição, como número de Defensoras e Defensores, atendimentos, comarcas, comparativo dos orçamentos das Defensorias dos estados, atuação especializada e outros atendimentos voltados para grupos em situações de vulnerabilidades.

O próximo encontro será no dia 3 de outubro, em Brasília.



COMPARTILHE: