29/01/2018
Veja nosso relatório de gestão 2016/2017!

A ADPERJ produziu um relatório de gestão dos últimos dois anos, com um resumo da atuação. Veja aqui.
Abaixo o artigo da Presidente Juliana Bastos Lintz sobre sua gestão durante o biênio 2016/2017.

Sensação de dever cumprido

Nesse início de ano, chegamos ao final do nosso primeiro biênio à frente da ADPERJ. Fazemos da data um momento de reflexão sobre tudo o que passamos até aqui. Foram dois anos de estado em crise, servidores sem salários e um sentimento de tensão coletivo sobre o futuro. Além dos problemas financeiros, que atingiram, principalmente, nossos associados aposentados e pensionistas, tivemos que conviver com a turbulência política que atingiu escalas inimagináveis, tanto no âmbito estadual quanto no federal.

Foi nesse cenário que os Governos montaram e difundiram maciçamente o discurso de que o funcionalismo é o grande vilão da crise econômica. Assim, surgiram pautas como o Plano de Recuperação Fiscal, a Reforma da Previdência, o PL do Extrateto, entre outros projetos, que assolam o servidor e engessam os serviços públicos.

O trabalho associativo remou contra tudo isso. Em Brasília, foram incontáveis as reuniões com parlamentares, a produção de material, de notas técnicas, costurando parcerias em um Congresso Nacional incerto e, muitas vezes, hostil às nossas demandas em favor dos servidores e também dos direitos humanos. No estado do Rio, em meio ao colapso dos serviços públicos, lutamos pela manutenção do patamar orçamentário da Instituição. Asseguro que nos corredores do Legislativo estadual e nacional, estão o trabalho e suor de nossa Diretoria que atuou incansável. Fizemos tudo com vontade, garra e honradez. Foi difícil, mas conseguimos resultados significativos em prol da categoria, como mudanças importantes na Reforma da Previdência e no Plano de Recuperação Fiscal. 

As adversidades foram muitas, mas vejo que conseguimos colocar em prática uma promessa de campanha: trazer o associado mais para perto da Associação. Lançamos o ADPERJ de Portas Abertas, dando espaço e apoio aos projetos dos colegas. Nossa sede se encheu de gente e momentos juntos não faltaram. Tivemos festas, encontros, palestras, jantares, discussões de livros e de filmes. Também relançamos o prêmio Silvio de Mello e apoiamos nossos associados com suas apresentações nos concursos de teses e práticas exitosas do último Congresso Nacional dos Defensores Públicos. Falando nisso, compartilho aqui com os colegas a alegria que foi ver nossa campanha sendo vitoriosa. Em 2019, o Rio terá a honra de sediar o próximo CONADEP.

Nesse biênio também mobilizamos os associados em torno de campanhas humanitárias com o projeto ADPERJ Solidária, que mostrou que, mesmo em momentos de crise, é possível estender a mão e ajudar o próximo.

Olhando daqui, deste final de gestão, sinto que fizemos muito. Certamente não faltarão desafios para o próximo biênio e seguiremos como porto seguro de nossos associados, por meio de nossa agenda acolhedora. Em nome desta Diretoria, a qual me sinto honrada em pertencer, agradeço a confiança e o carinho de todos.

Sigamos juntos e fortes.

Por Juliana Bastos Lintz.




COMPARTILHE: