05/03/2018
PGE-RJ promove debate sobre direitos para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08/03 (quinta-feira), a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) reúne a Desembargadora Ivone Ferreira Caetano, a Juíza Andréa Pachá, e a escritora Fernanda Young, entre outras, Procuradoras do Estado e advogadas, para o debate sobre “ A Mulher e os Direitos”.
A ideia do seminário, organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE-RJ, é promover a discussão sobre os desequilíbrios no acesso às carreiras entre homens e mulheres mesmo em cargos de liderança, como explica o Procurador do Estado Anderson Schreiber.  
“O ambiente jurídico precisa debater com urgência não apenas o acesso às carreiras em si, mas a isonomia nas posições de liderança, que ainda reproduzem um modelo patriarcal anacrônico brasileiro. Essa é uma exigência não só dos movimentos de defesa da mulher, mas de toda sociedade brasileira”, afirma Schreiber, Procurador-Chefe do Cejur.
Entre as convidadas confirmadas estão a Desembargadora Ivone Ferreira Caetano, Corregedora Geral das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros; a Juíza Andréa Maciel Pachá, titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital e Ouvidora Geral do Tribunal de Justiça; Fernanda Young, escritora, roteirista e apresentadora de televisão; a advogada Maíra Fernandes, integrante do Comitê Latino Americano de Defesa dos Direitos da Mulher; e as Procuradoras do Estado Nathalie Giordano e Alice Voronoff.
O dia 8 de março foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1970, como Dia Internacional da Mulher com o objetivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, religiosas e culturais.


COMPARTILHE: