22/08/2017
NOTA DE APOIO ao Defensor Público Eduardo Januário Newton

A ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ADPERJ), órgão classista representativo dos Defensores Públicos fluminenses, vem apresentar NOTA DE APOIO ao Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Januário Newton, tendo em vista a recente polêmica gerada em torno da realização do I Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaguaí, do qual foi convidado a participar.

Notoriamente, reconhecemos o relevante papel do Ministério Público na função jurisdicional do Estado. No entanto, manifestamos nossa indignação e descontentamento quanto à forma dos questionamentos apresentados sobre a realização do referido evento.

No documento, onde são solicitadas informações sobre o custeio e origem de recursos, a entidade indevidamente questiona publicamente os atributos do Defensor Público, Eduardo Januário Newton, bem como a motivação do convite.

Importante frisar que, além de ter atuado em diversos órgãos da Comarca de Itaguaí, o Defensor Público Eduardo Januário Newton, destaca-se na carreira como um profissional claramente vocacionado e combativo na defesa integral das pessoas em situação de vulnerabilidade. Mestre em Direito, autor de obra publicada, articulista em conceituados sites jurídicos, foi também o vencedor do nosso V Prêmio Jurídico Silvio Roberto Mello Moraes, o que nos permite ratificar seu notável saber jurídico.

A ADPERJ, na defesa de seus associados e em face dos acontecimentos, manifesta total e irrestrito apoio ao Defensor Público Eduardo Januário Newton, repudiando ato de qualquer órgão que, de forma infundada como a que foi apresentada, exponha publicamente a imagem ou questione a atuação de um Defensor Público.

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2017.



COMPARTILHE: