VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

10/12/2016
Após apresentações, ADPERJ anuncia vencedores do Prêmio Jurídico

Utilização de Skype foi uma das grandes novidades desta edição do Concurso.

A sede associativa foi palco de grandes emoções nesta sexta-feira, 08/12, dia em que os 11 Defensores Públicos classificados para o V Prêmio Jurídico Defensor Público Silvio Roberto Mello Moraes apresentaram seus trabalhos. Ponto alto do concurso, a emocionante apresentação via Skype da associada Emilia Sylvia Costa Brum, que inaugurou o sistema, levou os presentes às lágrimas. Residente em Goiás e inativa desde 1989, a Defensora Pública receberá da banca uma menção honrosa pela excelência do seu trabalho e por sua participação brilhante.

Essa foi a primeira vez na história do Prêmio, que os colegas puderam apresentar oralmente seus trabalhos, inclusive por meio da ferramenta tecnológica, o que proporcionou ainda maior transparência e legitimidade ao concurso. De acordo com a presidente da banca, a Defensora Pública Glauce Mendes Franco, a qualidade das monografias impressionou a mesa julgadora. “A escolha dos vencedores foi tarefa muito árdua” – afirmou.

A Defensora Glauce Franco também fez questão de agradecer a ADPERJ na pessoa de sua presidente Juliana Bastos Lintz e aos funcionários da Associação pela organização do evento, em especial Telmo Araújo e Luciana Zanelli, além da equipe de informática que coordenou as apresentações via Skype. Ela ressaltou também ao apoio do Sicoob Coomperj, que patrocinou a premiação com R$ 10 mil.

A entrega dos prêmios dos vencedores acontecerá amanhã, às 22h, na festa de confraternização da ADPERJ.

Veja aqui os vencedores:

1º LUGAR 
EDUARDO JANUÁRIO NEWTON 
"A Defensoria Pública nas trincheiras contra o processo penal do espetáculo"

2º LUGAR 
PEDRO GONZÁLEZ 
"A Defensoria Pública como expressão e instrumento do regime democrático: A EC nº 80/14 para além de sua função simbólica"

3º LUGAR 
CRISTIANA MENDES CARVALHO DE OLIVEIRA 
"Uma nova Defensoria Pública transformadora: Dos contornos jurídico-legais do Direito Fundamental de Moradia no Código de Processo Civil de 2015"

Cinco trabalhos foram indicações para publicação. Além dos três primeiros colocados os dois abaixo:

EDUARDO JANUÁRIO NEWTON 
Os avanços e os desafios que devem ser enfrentados na audiência de custódia. O papel a ser exercido pela Defensoria Pública.

EUFRÁSIA MARIA SOUZA DAS VIRGENS 
Defensoria Pública e Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes: Dois temas sobre acolhimento - Quem tem medo do curador especial? - Enquanto a república não vem.

MENÇÃO HONROSA

EMILIA SYLVIA COSTA DUTRA DA SILVA 
"A Defensoria Pública enquanto expressão e instrumento do regime democrático à qual incumbe a promoção dos Direitos Humanos e a defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade".



COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br