Jantar de confraternização acontece no restaurante de comida russa Dona Irene.
23/09/2016
ADPERJ no Interior: segunda viagem no ano visita Região de Teresópolis

ADPERJ no Interior, projeto que visita comarcas fora da capital, esteve na Região 11 para saber um pouco mais do dia a dia dos órgãos da Defensoria Pública daquela área. Esta foi a segunda viagem associativa no ano.

Em Teresópolis, Sapucaia, Carmo e Sumidouro, problemas comuns em outras comarcas, como conexão falha da internet, falta de funcionários e mobiliário, felizmente não são uma realidade. A maioria dos colegas também relatou ter bom relacionamento com Juízes e Promotores. No entanto, mais uma vez foi constatada a falta de extintores de incêndio nas salas, um problema detectado em muitas viagens da ADPERJ ao interior.

Em Teresópolis, a principal preocupação dos Defensores é espaço. “Nossa maior dificuldade é que a Defensoria cresceu muito para o tamanho da nossa sede” – resumiu a Titular da 1ª Vara de Infância, Carla Maria Stael. O Fórum da cidade também ficou muito distante da Defensoria depois que se mudou de bairro.

Outro problema da sede, um casarão antigo alugado, é a falta de acessibilidade. São muitas escadas que ligam a sala de espera aos Órgãos. “O Defensor precisa descer as escadas para prestar atendimento de assistidos de cadeira de rodas ou dificuldade de locomoção” - contou a Defensora.

ADPERJ no Interior 
Durante as visitas e no jantar de confraternização, os colegas parabenizaram a iniciativa da Associação. “Como também atuo no interior, sei bem o sentimento de isolamento que acabamos sentindo no dia a dia do órgão. Por isso, é importante visitar as comarcas, entender suas realidades e também informar o que estamos fazendo pelo bem da categoria e Instituição" - afirma a Presidente da ADPERJ, Juliana Bastos Lintz.

As informações colhidas in loco serão compiladas e discutidas com a Administração Superior. Até o final do ano, a Entidade Classista visitará também a região norte fluminense.



COMPARTILHE: