VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

21/06/2016
Roda de discussão sobre defesa de pessoas em sofrimento psíquico acontece na ADPERJ


O primeiro Café com Direito – Loucos no Júri, que aconteceu no último dia 17, reuniu na sede associativa Defensores de 1º e 2º graus, psicólogos, enfermeiros, antropólogos, cientistas políticos, advogados e estagiários em um diálogo único sobre a defesa da pessoa com deficiência em conflito com a Lei Penal.

Organizada pelos Defensores Públicos Denis Sampaio e Patrícia Magno, a roda de conversa integrou esses profissionais em prol da melhor defesa criminal para o assistido, em sintonia com o tratamento psicossocial a que ele faz jus. Segundo Patricia Magno, uma atuação dos Defensores Criminais em diálogo com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), abre a possibilidade de pedir pareceres técnicos que viabilizem a discussão da perícia sobre inimputabilidade, por exemplo.

“Muitas vezes, os Defensores trabalham de forma ilhada e o que esse evento proporcionou foi uma conversa entre as ilhas. Não é possível fazer defesa criminal de uma pessoa que demanda saúde mental sem conversar com a rede que lhe dá assistência fora dos manicômios Judiciários e para onde a pessoa voltará quando sair do sistema penitenciário” - explicou.

Poesias e textos

A Roda de Conversa foi finalizada com a leitura de um comovente poema sobre a loucura, de Ítalo Fernando Gama, paciente internado no manicômio judiciário em Pernambuco. O texto abriu a Roda de Leitura Livre, que aconteceu logo em seguida.


COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br