VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

08/06/2016
PL proposto por associado vai garantir exames médicos a estudantes


A Câmara Municipal de Duas Barras aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de Assistência à Saúde na Escola – Médico na Escola, idealizado pelo Defensor Público Marcelo Carletto, titular do município. A expectativa é que o PL seja sancionado ainda nesta semana pelo prefeito Alex Leitão, que já atuou como médico de família. Com isso, todos os estudantes da rede municipal ficarão obrigados a realizar exames médicos, tais como oftamologista, otorrino e clínico geral.

A medida visa evitar casos como o de um menino de 10 anos, cego de um olho, que por nunca ter sido examinado por um médico não sabia que os dois olhos serviam para enxergar. A história foi narrada pelo prefeito no dia 17 de maio, durante a apresentação do projeto “Defensoria cumprindo seu papel na educação” na cidade, e comoveu os presentes. Na ocasião, Carletto e a defensora Maria Carmem de Sá, diretora de Assuntos Legislativos da ADPERJ, apresentaram a proposta do PL, imediatamente encampada pelo prefeito, que enviou o projeto à Câmara.

O número de alunos com dificuldades de aprendizado por problemas de saúde é alto. De acordo com Carletto, a escola identificava alguma dificuldade do estudante, entrava em contato com os pais e nada era feito. O Programa de Assistência à Saúde na Escola – Médico na Escola surge para atender a essa demanda e obrigar os estudantes a realizarem os exames, em suas próprias unidades escolares, durante o 1º semestre do ano letivo.

A partir de agora, será desenvolvido um calendário para definir quantos dias e em quais datas do ano que vem os médicos estarão realizando os exames em cada unidade escolar. Duas vias do relatório médico serão enviadas: uma para a escola e outra para os pais do estudante, que terão um mês para entregar o resultado dos exames solicitados à escola. Caso descumpram a determinação, o Conselho Tutelar será acionado, para que tomem as medidas cabíveis.

Duas Barras é o primeiro município do Estado do Rio a aprovar esse Programa, que está sendo realizado em parceria entre a Defensoria Pública do Rio, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

– Ficamos muito felizes com o estreitamento dos laços entre a Defensoria e a comunidade de Duas Barras por meio de projetos de Educação em Direitos e outras ações de estímulo à cidadania, que também são missões da instituição. Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho da Defensoria. Foi  isto que levou à aprovação desse Projeto de Lei –, ressalta Carletto.


COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br