VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

23/05/2016
Coordenadora da CDEDICA recebe Medalha Tiradentes na ADPERJ


Dentro da programação especial do mês de maio, a ADPERJ promoveu a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes à Coordenadora da CDEDICA, Eufrásia Maria de Souza das Virgens, nesta quarta-feira, 18/05. De iniciativa do Deputado Marcelo Freixo, a homenagem reuniu Defensores Públicos, Parlamentares, Juízes, Conselheiros e representantes de diversas instituições que trabalham pelas crianças e adolescentes no estado.

Segundo o Deputado, a ideia da homenagem surgiu da necessidade de valorizar o trabalho da Defensora em resposta às ameças e ataques que vinha sofrendo por sua luta pelo direito de mobilidade urbana de jovens da periferia no ano passado. “Mas essa medalha não é uma reação. É uma ação. É por tudo o que você representa na luta por uma sociedade mais justa e humana” – resumiu o Deputado ao entregar a comenda à Eufrásia.

Ela, por sua vez, agradeceu o apoio da ADPERJ - que no ano passado realizou um desagravo em seu nome - e da Administração Superior, que deu total liberdade para sua equipe trabalhar. “Quero compartilhar essa Medalha com todos os meus colegas da Defensoria, pois não se trata de um trabalho isolado, mas conjunto” – afirmou Eufrásia ao lembrar da atenção e carinho que teve de todos nos momentos difíceis que passou em 2015.

Relatório Anual de Direitos Humanos

Na ocasião, também foi realizado o lançamento do relatório anual da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ - 2015. O documento contém as ações da Comissão e artigos de movimentos sociais sobre as principais pautas que emergiram no ano passado. De forma concisa e pedagógica estão descritos: a luta das mulheres, os impactos sociais das obras olímpicas, a segurança pública e o sistema penitenciário no Rio de Janeiro.

Após elogiar a atuação da CDEDICA, a Coordenadora da Região Sudeste da ANADEP, Maria Carmen de Sá, pontuou a importância de repercutir o documento. "Podem contar com a Associação Nacional para reverberar esse relatório nacionalmente porque é um momento de união de todos diante do que vem passando o Brasil. Não vamos deixar a luta dos Direitos Humanos se apagar" - disse.

Premiação no MAM

Na mesma semana, 30 trabalhos de crianças em situação de acolhimento familiar e institucional foram premiados com tablets no primeiro concurso de redação e desenho promovido pela CDEDICA em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O Concurso fechou as comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os trabalhos respondiam à pergunta: “O que eu quero ser quando crescer?”; e, para crianças com mais de 8 anos, era: “Como eu me imagino aos 25 anos?”.



COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br