29/09/2015
Defensores e convidados participam de noite de homenagens

No dia 24/09, a ADPERJ promoveu em sua sede uma noite de homenagens especiais. Na ocasião, o Deputado Estadual Luiz Paulo Corrêa, recebeu o Colar do Mérito e os Defensores aposentados recentemente foram presenteados com a Medalha do Mérito Profissional. Na oportunidade, também foi realizado um desagravo à Coordenadora da CDEDICA, Eufrásia Maria Souza das Virgens, em razão dos recentes ataques por ela sofridos, por conta de sua atuação à frente da Coordenadoria na defesa do direito de ir e vir dos jovens em nossa cidade.

A Presidente da ADPERJ, Maria Carmen de Sá, entregou o Colar do Mérito ao Deputado Luiz Paulo pelos relevantes serviços prestados à população fluminense e pelo apoio à Defensoria Pública dentro do Legislativo. Na ocasião, ela pontuou que o Deputado era o grande responsável por uma mudança de cultura orçamentária da Defensoria Pública, a partir da primeira reunião que a ADPERJ realizou com a Comissão de Orçamento no ano de 2014, na sede da Associação. Naquele dia, foram mostradas as reais condições enfrentadas pela Instituição para manter o serviço prestado à população e o Deputado afirmou que a Defensoria Pública deveria manejar melhor os diplomas legais orçamentários, a começar pelo Plano Plurianual. "Por todo o carinho e compromisso com a Defensoria Pública, a ADPERJ outorga ao Deputado, sua mais alta comenda" - falou a Presidente.

Em seguida, o Defensor Público Geral, André Castro, lembrou que o Parlamentar foi indispensável na elaboração do PPA este ano e na aprovação do texto da LDO, que pela primeira vez trouxe a DP destacada junto aos demais Poderes. André Castro também lembrou a retidão de caráter e exemplo que o Deputado Estadual é para toda a classe política, que igualmente o tornavam merecedor do Colar de Mérito Associativo.

“Fico lisonjeado de ser homenageado pela entidade responsável em proteger os menos favorecidos" - falou o Deputado. Ele parabenizou a participação ativa da ADPERJ e da Chefia Institucional dentro da ALERJ e brincou: "o certo era na próxima reunião com a Comissão de Orçamento, eu usar o meu colar", arrancado risos da plateia.

Homenagem aos Aposentados

Em seguida, a Presidente entregou a Medalha do Mérito Profissional aos Defensores Públicos que se aposentaram nos anos de 2014 e 2015. Para Maria Carmen, a homenagem é uma lembrança singela aos Defensores que, durante tantos anos, se empenharam pela Instituição.

Apoio à atuação da Cdedica

Ao final da noite, a ADPERJ realizou um desagravo à Coordenadora da CDEDICA, Eufrásia Maria Souza das Virgens, em razão dos recentes questionamentos e ataques à atuação da Coordenadoria na defesa do direito de ir e vir de adolescentes do Rio.

A emoção tomou conta de todos, com a reafirmação de que a Defensoria Pública tem a obrigação constitucional de atuar na defesa de todos que estejam em situação de vulnerabilidade.

A Presidente da ADPERJ, parabenizou a atuação da Coordenadora e de toda a equipe da CDEDICA pelo trabalho incansável em favor dos adolescentes. "Tenho muito orgulho de pertencer a essa equipe maravilhosa de profissionais tão dedicados" - destacou Maria Carmen, titular da 8ª Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. E se dirigindo à Coordenadora, afirmou que "o calor vai passar, mas a luta continua!", lembrando uma expressão que a própria Eufrásia sempre diz.

A Coordenadora da CDEDICA agradeceu todo o apoio que vem tendo da Chefia, da ADPERJ e dos Colegas em geral, enaltecendo o momento de união da classe, que possibilita a proteção dos Defensores que eventualmente fiquem em uma situação de exposição em razão da atuação, como foi o seu caso. "De um lado, vejo esse momento de grande ódio com muita preocupação, mas ao mesmo tempo uma corrente de amor também aflorou, com todo o apoio pelo reconhecimento de que estamos fazendo a coisa certa, como manda a Constituição e o Estatuto" - finalizou Eufrásia.

Em apoio à Coordenadora, a ADPERJ também produziu um adesivo com a frase "Somos todos Eufrásia" e distribuiu a todos os presentes.



COMPARTILHE: