VOLTAR AO TOPO
Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

11/09/2014
Noite de homenagens na ADPERJ


No dia 11 de setembro, a ADPERJ realizou uma comemoração especial para homenagear a Ex-presidente da Associação Leonor Fragoso Carreira e o deputado federal Alessandro Molon, além dos aniversariantes de julho, agosto e setembro.

Um dos autores do texto que deu origem à EC 80/2014, Alessandro Molon foi agraciado com o Colar do Mérito da ADPERJ, comenda entregue a pessoas que prestaram relevantes serviços à cidadania e à Defensoria Pública, enquanto que Leonor Fragoso Carreira descerrou seu quadro na galeria de presidentes da ADPERJ.

Ao condecorar Molon, a Presidente Maria Carmen de Sá destacou o apoio do deputado às reivindicações da Defensoria. “O papel de uma entidade de classe quando se relaciona com o Legislativo é levar os pleitos daquela categoria. Há deputados que cumprem esse papel como dever de ofício e atendem os pedidos que chegam até eles. Mas há parlamentares que se engajam nas causas e tomam a defesa daquilo que se pleiteia para si, o que é o caso do Alessandro Molon. Pude testemunhar o total esforço pessoal dele para a aprovação da atual EC 80, não só como coautor, mas depois quando ela já estava tramitando no Senado. Ele foi a voz da Defensoria naquele momento”, ressaltou.

“Para mim é uma grande emoção receber essa homenagem. Foi um grande presente poder contar com a ADPERJ e a ANADEP nesses quatro anos”, disse Molon, referindo-se ao estudo realizado em conjunto entre a Associação Nacional e o IPEA que traçou um panorama das Defensorias Públicas no Brasil e que serviu de base para o texto da PEC das Comarcas. “Quero agradecer por terem me dado a honra de ser portador desse sonho que é de todos nós que sonhamos com um país melhor e uma sociedade mais justa. Quando conseguimos garantir condições mínimas de igualdade com outras carreiras jurídicas, sinto que estou de alguma maneira cumprindo a missão que me levou à política, que é permitir que as pessoas sigam suas vocações e não precisem desistir delas por causas externas”, justificou.

Antes de inaugurar o quadro em homenagem à Ex-presidente Leonor Fragoso, Maria Carmen de Sá ressaltou a carreira de sua antecessora na presidência da Associação. “A Leonor tem uma história belíssima na Defensoria que não se iniciou na ADPERJ e continua no seu órgão de atuação, batalhando no mais alto nível da carreira. Os Defensores de segundo grau são guerreiros que continuam muitas vezes com mais de 30 anos de instituição lutando e recorrendo até a última instância pelos nossos direitos. É uma honra sucedê-la na ADPERJ”, disse Maria Carmen de Sá, que destacou ainda que a Associação é acima de tudo um lugar de resistência e que Leonor soube resistir.

“Nunca pensei em um dia ser presidente da ADPERJ, mas quando me candidatei tive o apoio irrestrito da minha família, o que me deu força para enfrentar esse desafio. Hoje reconheço que foi muito bom ter passado por essa experiência, foi um crescimento pessoal e profissional grande. Aprendi muito. Não conseguimos fazer tudo o que planejamos, mas o que mais gostaria aconteceu, que foi trazer de volta o espírito da Defensoria para dentro da ADPERJ. Fico feliz em ver tantos colegas queridos aqui nesta noite”, encerrou Leonor Fragoso.

Para presentear os aniversariantes de julho, agosto e setembro, a ADPERJ sorteou uma Apple TV, um conjunto de taças de vinho alemãs e uma panela elétrica de fondue. Foram premiados os Defensores Ana Paula Costa, Carlos Dourado e Rogério Rabe.



COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br