VOLTAR AO TOPO

Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

10/03/2021
ADPERJ Literária: sorteio de livros inspirados no Dia Internacional da Mulher



card sorteio dia da mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o projeto Sorteio de Livros selecionou dez obras relacionadas à questão de gênero. Todas as associadas e associados participam do sorteio, que será realizado nesta quinta-feira (11/03)).

Confira os títulos que serão sorteados:

1- "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo - A antologia é composta por 13 contos, cujas histórias têm como protagonistas mulheres negras. De dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas, antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirem do lugar do sofrimento e inventarem modos de resistência.

2- "Por um feminismo afro-latino-americano", de Lélia Gonzalez - Reúne em um só volume um panorama amplo da obra desta pensadora tão múltipla quanto engajada. São textos produzidos durante um período efervescente que compreende quase duas décadas de história ― de 1979 a 1994 ― e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe.

3 - “E eu não sou mulher?”, de Bell Hooks - Coletânea de ensaios críticos que interroga narrativas e discute a respeito de formas alternativas de observar a negritude, a subjetividade das pessoas negras e a branquitude.

4 - “O Calibã e a bruxa”, de Silvia Federici - Estudo sobre as circunstâncias históricas da divisão sexual do trabalho, como a mulher foi sendo “colocada no seu lugar” no decorrer da história e como esse lugar foi fundamental para a acumulação primitiva de capital.

5 - "O conto da Aia", de Margaret Atwood - Ficção futurista, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política.

6 - “Para Educar Crianças Feministas - Um manifesto”, de Chimamanda Gnozi - Quinze sugestões de como criar filhos - dentro de uma perspectiva feminista, escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, com conselhos simples de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças.

7 - “Memórias da Plantação, episódios de racismo cotidiano”, de Grada Kilomba - Compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de quem sofre racismo.

8 - “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés - Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, a obra interpreta lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba-Azul e Patinho Feio, na busca de identificar o arquétipo da Mulher Selvagem e sua libertação.

9- “Viagem”, de Cecília Meirelles - Poemas que ilustram um universo de sensações que o deslocamento no espaço e no tempo proporcionam.

10 - “A Paixão segundo G H”, de Clarisse Lispector - A protagonista, dona de casa e mãe, sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir de um episódio doméstico banal.

Confira ao regulamento do sorteio AQUI

Capas livros sorteio


COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br