VOLTAR AO TOPO

Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

27/01/2021
ADPERJ Convida: mesa de conversa sobre acesso à justiça em evento do Fórum Social Mundial


 
Card Democracia Resiste FMS JAN 2021

Com programação totalmente virtual, a 20ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) teve início neste sábado (23/01) e segue até domingo (31/01). O tradicional slogan do evento ganhou um adendo: “Um Outro Mundo é Possível Pós-Covid-19".

Uma das atividades programadas é a mesa "A democracia resiste: o futuro do acesso à justiça e as estratégias de defesa dos direitos humanos", que ocorrerá nesta sexta-feira (29/01), às 15h, no canal Defensores com Você, no YouTube.

Diante do cenário desafiador em que vivemos, o encontro pretende lançar luz sobre a importância da luta em defesa da democracia e de suas instituições, a partir da experiência de defensoras e defensores públicos, que têm por missão a atuação jurídica em defesa da população vulnerável e a proteção dos direitos humanos.

Organizada pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), a mesa terá a participação da presidenta da entidade, Andréa Sena, da presidenta eleita da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, do ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), Guilherme Pimentel, dos defensores públicos, André Castro e Liszt Vieira, este autor do livro "A Democracia Resiste: o Brasil de 2018 a 2020".

Sobre os convidados:

Andréa Sena da Silveira - Presidenta da ADPERJ e recém-eleita diretora de eventos da ANADEP. Foi diretora-geral de Administração e Finanças e chefe de gabinete da defensoria pública-geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGE). Defensora pública do Estado do Rio de Janeiro desde 1999, é graduada em direito pela UERJ.
Rivana Barreto Ricarte - Presidenta eleita da ANADEP, é defensora pública perante a Corte e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Doutora em Direito pela USP, defensora pública do Estado do Acre, desde 2002.
Liszt Vieira - Defensor público da DPRJ desde 1969, foi perseguido pela ditadura militar, preso, torturado e exilado político por dez anos. Seu retorno à DPRJ ocorreu nos termos da Lei da Anistia, em 1979. Em 1982, foi eleito deputado e, em 1992, foi coordenador do Fórum Global da Conferência Rio-92 da ONU. É autor de outros livros, como "A Busca – Memórias da Resistência", que narra sua experiência na clandestinidade na luta contra a ditadura e no exílio.
André Luís Machado de Castro - Defensor público da DPRJ, é mestre em Direito Civil pela UERJ, foi defensor público-Geral da DPGE, presidente da ANADEP, presidente da ADPERJ e coordenador-geral da Associação Interamericana de Defensorias Públicas.
Guilherme Pimentel - Ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entre 2009 e 2014, compôs a equipe da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ.


COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br