VOLTAR AO TOPO

Associado(a): Receba notícias no seu WhatsApp. Adicione nosso número (21) 96786-4528 e mande uma mensagem com o seu nome.
Notícias

18/11/2020
Próximo concurso da DPRJ terá 30% das vagas reservadas para pessoas negras e indígenas


Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (16/11), o Conselho Superior da DPRJ aprovou por unanimidade o aumento de 20% para 30% o percentual de vagas reservadas a candidatos(as) negros(as) e indígenas no XXVII Concurso para a carreira da Instituição.

O novo regulamento do concurso trouxe ainda uma série de modificações a fim de diminuir os obstáculos ao preenchimento das vagas reservadas a cotistas negros/indígenas, com deficiência (5% das vagas) e hipossuficientes (10% das vagas).

Dentre os destaques, está a alteração no modelo de prova: a preliminar deixa de ser discursiva e a prova de sustentação oral passa a ser de caráter classificatório, não mais eliminatório, dentre outros.

A ADPERJ passa a integrar a Comissão Especial de avaliação das autodeclarações de pertencimento à população negra, além de representantes da coordenação do concurso, da Ouvidoria da Defensoria Pública, do Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas e da sociedade civil, indicados pela coordenação do concurso.

As alterações foram feitas com base em parecer do COOPERA (Coordenadora de Promoção da Equidade Racial) e do GT de Ações Afirmativas, elaborado em conjunto com setores da sociedade civil organizada.

Para a presidente da ADPERJ, Andréa Sena, as mudanças representam um marco na história da DPRJ na busca da efetiva promoção da igualdade substancial no acesso ao serviço público:

"O regulamento tem viés histórico por significar importante e necessário avanço e reconhecimento pela Instituição e seus pares de se dar passos mais largos na direção de uma política efetiva de cotas nos quadros da carreira da Defensoria Pública, cujo maior propósito é exatamente a promoção de direitos e a diminuição das igualdades".

Assista à sessão na íntegra AQUI!



COMPARTILHE:
Rua do Carmo, nº 7, 16º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20011-020
Tel: (21) 2220-6022 - Whatsapp: (21) 96786-4528 - adperj@adperj.com.br