A Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro existe desde 1982 e conta hoje com quase mil associados, sendo a maior entidade classista estadual de Defensores Públicos do país. Seu principal objetivo é lutar pelos interesses da categoria, defendendo as prerrogativas funcionais dos Defensores.

Essa atuação foi primordial para as conquistas obtidas pela Defensoria Pública e ainda é imprescindível para conseguir o que ainda falta: autonomia plena, paridade com outras carreiras jurídicas e melhores condições de trabalho. No âmbito nacional, a ADPERJ participa da agenda de interesses da Defensoria em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP – a qual é filiada.

Nos últimos anos, com a crise financeira do estado e o aumento da demanda pelos serviços da Defensoria Pública, o foco da ADPERJ passou a ser a manutenção do patamar orçamentário da Instituição. Além disso, com as pautas de austeridade que surgem a todo momento no Legislativo, o trabalho associativo também concentra-se na garantia de direitos e contra retrocessos.

Estamos lutando, mas o resultado desse trabalho depende da união de todos os Defensores. Se há ainda o que melhorar, há motivos para nos unir.

Juntos somos mais fortes!